domingo, 20 de fevereiro de 2022

Arcebispo católico exorta soldados ucranianos
a combater com Cristo pela pátria

Metropolita (arcebispo) greco-católico de Lviv, D. Ihor Voznyak.
Metropolita (arcebispo) greco-católico de Lviv, D. Ihor Voznyak.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Em 2014, o Metropolita (arcebispo) greco-católico de Lviv, D. Ihor Voznyak, deu a conhecer uma carta de apoio aos militares ucranianos em serviço ativo.

Essas palavras continuam valendo em 2022, tal vez mais do que nunca.

Nelas, ele sublinha:

“Nós testemunhamos o advento de uma nova geração de heróis, prestes a sacrificar suas vidas e a esquecer todo conforto e sossego, heróis que são os primeiros a responder ao clamor de ajuda vindo de sua terra.

“Estou me dirigindo a vós, bravos defensores de nossa nação! Para muitos ucranianos, vossa fortaleza, vossa paciência e vossa prudência têm sido um modelo de como se deve amar o próprio país, de como não fugir aos deveres para com ele, e de como orgulhar-se da própria história, de sua origem, e preparar-lhe um futuro resplandecente...

“Estou vendo com entusiasmo como vós, a mais jovem geração de ucranianos, se transformou para todo o nosso povo em verdadeiro rochedo, que não será quebrado pelo medo, pela intimidação e pelas ameaças.

Soldados católicos ucranianos durante ato religioso.
Soldados católicos ucranianos durante ato religioso.
“Eu vos agradeço por vosso coração valente, cheio de ternura para com Deus e desejo de paz, que não foi envenenado pelo ódio, pelos maus-tratos ou por vilões estrangeiros.

“Acredito que vossa ação mostrará a todo o mundo que o povo da Ucrânia não está de joelhos e nunca permitirá ser acorrentado como escravo.

“E vós, tendo Cristo como companhia, vencereis a agressão e o furor, pelo bem da liberdade e dos valores morais que são a base do nosso vitorioso futuro comum.”

A carta do Metropolita de Lviv aos soldados ucranianos foi publicada pelo serviço de imprensa da arquidiocese greco-católica de Lviv e divulgada pelo RISU – Serviço de Informação Religiosa da Ucrânia.

5 comentários:

  1. Simplesmente vai ser um massacre, a Ucrânia não tem nenhuma condição de enfrentar a Rússia, e o pior, haverá a completa destruição da infraestrutura e a integridade.

    ResponderExcluir
  2. A paz de Cristo.

    Sempre que leio sobre a Ucrânia, me vem à mente, Holodomor, quando milhões de ucranianos foram mortos pelo comunismo russo, soviético; simplesmente porque Stálin e a liderança comunista, incluindo os líderes comunistas ucranianos, decidiram que os agricultores da Ucrânia deveriam dar toda a produção agrícola para a "construção do estado soviético". Holodomor tem que ser divulgado com a mesma força que é divulgado o Holocausto judeu.

    Força ao povo da Ucrânia e que Deus mantenha o clero católico e os fiéis católicos com o pensamento na Santíssima Trindade.

    Salve Maria!

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Luis, o que aconteceu com o euromaidanpress.com? Já fazem três dias que eles estão fora do ar. Eu queria traduzir os artigos deles para as pessoas saberem melhor o que realmente está acontecendo na Ucrânia. Ontem estava dando erro na abertura do site, mas hoje nem abrindo ele está

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei acessar também e recebi um bloqueio supostamente técnico. Fiquei com vontade de rezar por eles pois temo ou uma destruição ou um ataque cibernético russo. Voltarei a tentar.

      Excluir
    2. BOA NOTICIA! Num novo intento de acesso a https://euromaidanpress.com/ voltou a funcionar!!!

      Excluir