quarta-feira, 9 de abril de 2014

Continuam caindo estátuas de Lenine

Estátua de Lenine rumo ao lixão

O caráter anticomunista do movimento que depôs o presidente filocomunista Viktor Yanukovich ficou patenteado na onda de derrubada de estátuas do líder comunista russo Vladimir Lênin (1870-1924), espalhadas pelo país.

Não foram as primeiras, pois inúmeras delas já haviam sido jogadas por terra em 1991, quando a Ucrânia recuperava sua liberdade e a despótica União Soviética desabava.

As esculturas eram todo um símbolo de uma ditadura que sacrificou milhões de ucranianos, holocausto que eles chamam de “holodomor”.


Espanta, porém, a ingente instalação de monumentos ao fautor principal da Revolução Bolchevista, revelando um fanatismo comunista que se mantém vivo e ameaçador.

No leste da Ucrânia, por exemplo, houve entrechoques nas ruas entre os que queriam eliminar essas imagens de um dos maiores assassinos de massa do século XX e os seus cultores e devotos ateus.

Mapa das estátuas de Lenine derubadas na Ucrânia
Em Dnipropetrovsk, a praça que até há pouco se chamava Lênin, foi rebatizada com o nome de Heróis de Maidan – um tributo aos corajosos ucranianos que deram seu sangue para libertar o país da opressão velada da “nova-URSS” de Vladimir Putin.

Desejaria receber atualizações gratis e instantâneas do blog 'Flagelo russo' no meu E-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário